Olá, bom dia, boa tarde e boa noite, dependendo do horário que esteja lendo a este post. Estamos aqui mais uma vez para falar sobre… Sobre… Isso aí, finanças! Nada melhor do que falar sobre algo que precisa ser falado né?! Dinheiro e aposentadoria, e neste caso, estaremos falando mais especificamente sobre o Tesouro Direto e o seu mais novo produto Renda +
Antes de partir para o ponto que é falar sobre o novo produto do tesouro, vamos explicar rapidinho o que é o tesouro direto e com uma exemplificação rápida. É assim… O estado, paga suas contas através do imposto arrecadado, isso mesmo, aquele imposto que você paga todo mês e que precisa declarar, sendo essa uma missão chata pra ca… Enfim, com esse dinheiro arrecadado, são feitos investimentos como infraestrutura, energia elétrica, tratamento da água, saúde etc, até aí tudo bem…
Mas quando não tem dinheiro ou precisar arrecadar mais e mais dinheiro para fazer investimentos, o tesouro nacional emite títulos públicos, títulos públicos de dívida que você cidadão, pode comprar ou investir. É tipo assim, você está comprando e dessa forma você empresta dinheiro ao governo para ele pagar suas dívidas e fazer outros investimentos, e quando ele paga tudo isso, lhe devolve o dinheiro com um prêmio…
Esse prêmio é uma taxa combinada na data da compra do título ou a taxa combinada mais um índice atrelado ao título. Os índices mais comuns são IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que rende de acordo com a inflação, e o Selic (Taxa Selic), que varia de acordo com a taxa Selic definida pelo Banco Central (outro dia explico a taxa Selic). Resumindo…
Você empresta o dinheiro ao governo a uma taxa combinada ou a uma taxa combinada mais um “prêmio”, então na data do vencimento do título, do investimento, você recebe o valor investido mais a taxa, lembrando, alguns títulos sofrem a marcação a mercado, logo, podem ter o valor atrelado a taxa negativo (explico em outro post, pois são casos específicos). Pronto, você já sabe o que são os títulos e porque eles existem.
Agora vamos falar sobre o novo título, ahhh, mas e os títulos antigos? São três e deixarei para falar sobre eles em outro post, mas não esquenta a cabeça, eles são fáceis de serem entendidos e fáceis para investir neles, vou partir direto ao novo título e posteriormente falo sobre esses outros, os mais antigos. Voltando ao novo título…
Primeiro, qual o objetivo dele? É bem simples de responder a esta pergunta, a ideia do tesouro com esse título é lhe ajudar a pensar na renda da sua aposentadoria, a te ajudar a pensar nessa renda posterior no momento presente. Isso é um belo de um objetivo, já que na média, os brasileiros só param para pensar na aposentadoria depois de aposentados ou nos 40 anos… Isso é um número, infelizmente, ridículo…
Temos que parar e pensar na renda da nossa aposentadoria hoje! Agora, neste instante, como você quer viver de renda no futuro? Dependendo do INSS, nada contra, mas investir não tem limites, sua renda não é x por mês e pronto, é x esse mês e se você investir mais, y outro mês… Esse título vem para te incentivar e lhe mostrar que a aposentadoria é planejamento. E como ele funciona?
Simples, você acumula o seu investimento por tantos anos e posteriormente, recebe esse dinheiro acumulado como renda da aposentadoria. O previsto inicialmente pelo tesouro são 40 anos, mas existem aquelas pessoas que queiram investir e acumular por 30 anos, 20 anos, 10 anos etc. E depois de x anos, exemplo, a partir do décimo ano, você começa a receber uma renda mensal do dinheiro acumulado para a sua aposentadoria, que maravilha!
E é muito simples de entender, os títulos em geral são muito simples de entender, você compra e olha o quanto você vai receber no futuro, simples assim. Não só isso, uma nova funcionalidade deve vir com o Renda +, o investimento direto no site do tesouro, pelo pix! Exatamente, você pode fazer um pix e a um pix vai ficar do seu investimento… Sério? Sim, rápido, fácil e direto, como o próprio nome já diz hehe
E seu investimento é criado bastando seguir com ele pelo tempo que você planejou para o futuro. Não vou entrar em detalhes quanto esse planejamento neste post, mas futuramente posso falar sobre ele, mas no Renda + é o tempo que você pretende investir para receber essa renda de aposentadoria no futuro, e claro, assim como os outros títulos sofrem reajustes por causa da inflação, aqui também, logo, sua renda no futuro pode sofrer um reajuste e não bater com o planejado no presente, mas esse valor não vai se deteriorar, não nesse caso… Então não se preocupe muito! 🙂
Dúvidas? Não tem segredo, é assim fácil como você leu e mais uma coisa, além do link para a página oficial do Renda +, para lhe ajudar a começar de imediato a investir, tenho um conselho… Não fuja das finanças, não fuja dos investimentos. Vivemos em um mundo onde o dinheiro é o meio para tudo, é o meio para a saúde de qualidade, para educação boa etc. Pense na sua aposentadoria hoje! Não deixe para amanhã. Tem ótimos simuladores do próprio tesouro que vão lhe auxiliar a decidir por qual título começar a investir e alcançar sua renda extra de aposentadoria.
É nois! Até o próximo post 🙂
