Olá, meu amigo, tudo bem? Vejo que gostou mesmo do conteúdo e quer continuar aprendendo mais com os livros e leituras que estou sugerindo. Fico feliz em saber disso! E para a nossa alegria eu trouxe mais um livro: A Psicologia Financeira de Morgan Housel, mas antes de falarmos sobre pontos cruciais deste livro, algumas perguntas…
Você está preparado para investir? Você já poupa ou investe? Tem um colchão de segurança? Tem uma vida simples?
Se você consegue responder a todas as perguntas com louvor, diria que está indo pelo caminho certo, mas se não consegue, não se preocupe, vou te ajudar a estar preparado para investir e encarar os riscos! Vamos estudar pontos deste livro neste post que vão ser um pilar para você 🙂
Bora lá…
Seja humilde, parceiro!
Uma coisa vou lhe dizer: seu ego não pode e nunca deve ser maior do que sua fortuna. A fortuna é tudo aquilo que você não vê e que pode criar abrindo mão de algumas coisas para ter outras no futuro, irei explicar melhor no próximo tópico, mas em síntese, não há como criar uma boa fortuna ostentando o que você não tem na maioria das vezes.
A dica é: seja simples! Isso não quer dizer para você não sair mais de casa, evitar comidas um pouco mais caras etc, pelo contrário, quer dizer uma coisa: limitar. Limite os seus gastos ou em casos mais agressivos, corte mesmo. Uma vez por mês, coma algo mais caro, nos outros dias não; saia uma vez por mês ao cinema, outros não, e assim sucessivamente…
Outra coisa: você precisa mesmo de roupas novas e sapatos novos todo mês? Fica a reflexão, será que você tem coisas que não usa mais e poderia vender uma parte e doar outras? Mais uma reflexão.
Você abre mão?
Como citei no tópico anterior, criar fortuna não é abrir mão de tudo e viver como alguém sem nada, é você abrir mão de coisas que se parar e pensar vai ver que na maioria das vezes não precisa. Eu dei o exemplo das roupas e sapatos, imagina quanto dinheiro você não pode ter sobrando só por ter parado de gastar com besteiras, dinheiro esse que pode ser usado para investir e garantir outros sonhos bem maiores que um sapato novo todo mês…
Isso é criar fortuna e aumentar seu patrimônio. É ser humilde, assumir que precisa de pouco para viver e não ligar para os outros que lhe chamam de mão de vaca ou falido, lembre-se: tenho quase certeza que quem diz isso tem dois quartos cheios de trambolhos, dívidas e mais dívidas e não abre mão de coisas pequenas por coisas maiores. Você não, vive simples, com o que precisa e um pouco de conforto, garantindo os sonhos da sua vida aos poucos a cada dia e sem se endividar e com um belo colchão de segurança.
Então: abra mão de coisas pequenas por coisas maiores e experiências únicas!
Registre tudo!
Eu já dei essa dica aqui no blog e vou dar de novo: se você quer ter as finanças em dia tem que registrar todas as suas entradas e saídas, pois assim vai saber onde gasta mais, se esse gasto é realmente necessário, e se for, como reduzir ele para garantir mais dinheiro para os seus sonhos. Registrar é o simples ato de, ao gastar ou receber dinheiro, anotar em uma planilha ou caderno e ir acompanhando tudo.
Depois vá aprimorando: onde posso melhorar? Gasto demais com besteiras? E meus sonhos? E vá indo, mas tudo começa com o controle e planejamento: quanto dinheiro preciso para alcançar seu sonho? Quanto tempo? O resto você descobre.
Aumente o seu horizonte de tempo…
Eu vivo dizendo, finanças não é e não pode ser rápida. Investir leva tempo e isso não é ruim, nós humanos temos a falsa impressão de que as coisas devem ser rápidas, mas me diz uma coisa: quanto tempo leva para um médio se formar e exercer suas maravilhosas funções? No mínimo 10 anos ou mais. Não é curto prazo, sonhos sempre são longo prazo e nos investimentos é da mesma forma, precisa de tempo para maturar e você realizar eles.
Isso, como expliquei, é bom! Nos investimentos, quem investe no longo prazo, paga menos imposto, é menos suscetível às emoções e variações a curto prazo do mercado. Além disso, o risco fica menor, justamente porque se você investir em empresas e não em ações vai acreditar na empresa e acompanhar os seus resultados, as ações variam todos os dias, os fundamentos da empresa são sólidos e você pode de fato acompanhá-los.
Então, pense no longo prazo e não no curto prazo, você só ganha com isso, além de praticar a arte de ter paciência 🙂
Guarde dinheiro sem motivo algum também…
É muito bom guardar e investir dinheiro para pagar um casamento, uma viagem, um carro, mas tudo isso é possível prever, só que, e as coisas que não há como prever? Um exemplo, imagina que um dia acontece uma chuva de meteoritos e um deles atinge a sua televisão, e agora? Você previu isso? Não, e nem tem como prever, assim como outras coisas impossíveis podem acontecer sem nós sequer termos a noção da probabilidade de elas acontecerem.
É muito fácil guardar para coisas planejadas, mas e as não planejadas? Tenha dinheiro para pagar por elas também, ou ao menos reduzir o seu prejuízo.
Tenha um colchão de segurança!
E reforço mais uma vez a ideia de ter um colchão de segurança. Ele será a sua reserva de emergência para caso os investimentos ou mesmo as coisas da sua vida desviarem do seu rumo. Tenha um colchão de segurança bem grande, comece a montar ele hoje mesmo e vá guardando uma parte do seu dinheiro lá. Mas uma coisa, evite usar ele para pagar emergências de besteiras, como uma parcela de alguma coisa, ele não é para isso, é para coisas não planejadas e fora do rumo, as parcelas são bem previsíveis e planejadas, você que não tem controle e sai comprando tudo parcelado…
Reserva de emergência é para emergência! Crie um bloqueio para ela, minha dica é ou investir parte dela na renda fixa, ou registrar a sua reserva de emergência como despesa. Exemplo, R$150,00 do seu salário será para o seu colchão de segurança, todo mês! Além claro, do dinheiro poupado para sonhos e uma parte para investir e garantir outros sonhos também 🙂
DESAFIO:
Comece a guardar dinheiro sem motivos, só guarde! Depois, invista uma parte desse dinheiro em renda fixa e variável com objetivos em mente, seja ele aposentadoria ou pagar as contas do casamento, ou de uma viagem. Mas em nenhum momento deixe de guardar dinheiro sem motivo, apenas poupe e invista uma parte desse dinheiro em seus sonhos, sem esquecer, claro, de manter um bom colchão de segurança!
PLANILHAS:
Baixe as planilhas de poupança, reserva de emergência, controle de investimentos e mais!

Deixe um comentário