Análise Estratégica de Fundos Imobiliários: Ciclo de Vida e Liquidez

Introdução

Olá, caro leitor, tudo bem? Espero que sim! Chegamos ao nosso último post sobre a “Análise Estratégica” de Fundos Imobiliários. Não será nosso último post sobre Fundos Imobiliários, ainda temos um caminho a percorrer e outras análises serão trabalhadas.

Hoje, iremos trabalhar alguns tópicos “avulsos”. Eles são importantes para a análise estratégica. Com certeza, esses tópicos irão nos ajudar a analisar fundos estrategicamente falando. Então vamos direto ao ponto, vamos ver tópico a tópico e finalizar essa primeira análise de Fundos Imobiliários.

Opa, claro, antes de ir, não posso deixar de comentar sobre o livro que você precisa comprar. Você deve estudá-lo, pois é ele que estamos usando. “Aprenda a Investir em Fundos Imobiliários eBook Kindle Por Erik Dornelas”, adquira este livro maravilhoso e leia ele também. Deixarei o link ao final do post.

Simbora!

Período de Vida

Algo que acredito ser muito válido e importante é o ciclo de vida de um fundo imobiliário. Por quê? Porque é importante fugir de fundos que estejam em desinvestimento ou em um período final de vida. Alguns fundos possuem uma vida determinada. Outros têm uma vida indeterminada. Ainda assim, é importante conhecer os tais ciclos. Avalie em qual ciclo o fundo se encontra. São eles:

  1. Pré-operacional: é o período que se inicia logo após a emissão de cotas. Neste período, o fundo pode contar com rendimentos garantidos. Como está iniciando os trabalhos, ainda não recebe rendimentos como espera. Ainda assim, pode manter um valor para seus investidores pelo menos no início. Nesse período o fundo adquire ativos. Se for um FII de desenvolvimento, como já estudamos, essa é a fase das obras.
  2. Operacional: nesse momento o fundo deve estar a todo vapor. Olhe a importância disso. Depois do início firme das operações, o fundo deve receber o que estava previsto. Se o recebimento não ocorrer, algo está muito errado. Isso precisa ser analisado cuidadosamente. Mas normalmente, nessa fase o fundo recebe o que era previsto para receber.
  3. Desinvestimento: é aqui que o fundo começa a ir fechando as portas. Isso significa amortizar seus investidores. Também envolve se desfazer dos seus ativos. Mas por que isso acontece? Vários motivos. O principal é o fundo já ter atingido o objetivo inicial estabelecido. Ou mesmo percebendo que precisa sair do mercado. Existem também outros motivos. Contudo, a maior parte dos fundos que iremos estudar, analisar e focar, possui prazo indeterminado. Por isso, iremos fugir desses tais fundos.

Liquidez

Analisar a liquidez é sempre MUITO importante. Ela nos indica a facilidade ou dificuldade que teremos para transformar ativos em dinheiro novamente. Logo, precisamos de um fundo com cotas negociadas diariamente. Se você for comprar ou vender, precisa de alguém para negociar no mercado secundário, certo? 

E como fazemos isso? Simples, analisamos alguns pontos:

  1. O fundo aparece no IFIX, índice de fundos imobiliários? É importante saber a participação dele no índice. Procure por aqueles que têm forte participação. Acesse: https://statusinvest.com.br/indices/ifix e veja se o fundo aparece nos quadrinhos de participação (iremos fazer isso na análise prática, aguarde).
  2. Procure saber o número de negócios realizados diariamente. Qual o volume negociado diariamente? Milhões? Bilhões? Rsrsrs acesse na plataforma Status Invest (mesmo link acima) e verifiquei o volume de negócios realizados diariamente. Pense que você tenha um valor x investido, em uma situação de emergência, conseguiria vender esses ativos rapidamente?

Se essa parte ficou um pouco confusa, não se preocupe, na prática iremos tirar todas as dúvidas!

Público-alvo

Fechamos nossa análise estratégica com o tópico “público-alvo”, e importante também. Por quê? Alguns fundos imobiliários são para investidores qualificados. Estes são investidores profissionais, entenda como quiser esse termo. São investidores com mais de milhões em investimentos. A maioria dos fundos imobiliários é para investidores em geral. Investidores como eu e você. Então, não se preocupe muito com isso. Na análise prática, iremos ler o regulamento de alguns fundos e nesses documentos geralmente é informado o público-alvo.

Conclusão

E é isso, chegamos ao final do nosso post e dessa série de posts sobre a análise estratégica. Espero que tenha compreendido todos os conceitos que norteiam essa análise. Não se preocupe, na análise prática iremos tirar todas as suas dúvidas. Iremos usar a maior parte dos conceitos estudados. 

Sugiro que siga lendo o livro indicado. Releia os posts. Prepare-se para a próxima série de posts. Iremos dar início à próxima análise: qualitativa, também extremamente importante. Prepare-se!

Sigam-me os bons! Até a próxima 🙂

Livro

Deixe um comentário

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑