Olá, tudo bem meu caro amigo? Graça e paz! Estamos aqui reunidos mais uma vez para darmos continuidade ao estudo do livro O Manual do Pequeno Investidor em Ações, e como de praxe, aquela velha cobrança hahaha já está lendo? Não? Pois baixe-o e leia-o, sem enrolação, leia, tire suas dúvidas aqui nos posts e siga sua jornada até a sua aposentadoria!
Hoje vamos falar sobre um indicador muito importante na sua análise de empresas, o ROE, sigla para Return on Equity, Retorno sobre Patrimônio Líquido. Vamos entender os pormenores deste indicador e como interpretá-lo e analisá-lo. Como saber se ele é bom ou ruim? Chega mais.
Antes, não esqueça de ler o último post e fazer o desafio proposto no final dele, pois são esses desafios práticos que te colocam no rumo certo. Vanbora!
ROE? O que é isso?
Como dito anteriormente, ROE nada mais é do que o retorno sobre o patrimônio líquido, ou seja, é a divisão do lucro líquido pelo patrimônio líquido em um determinado período. Segue a fórmula:
ROE = Lucro Líquido / Patrimônio Líquido
Mas blz, isso nem queremos saber muito, pois utilizamos sites e os próprios demonstrativos financeiros que sintetizam esses dados, porém é importante saber como este cálculo é feito, já que em alguns casos ele pode ter seu resultado distorcido se o patrimônio líquido for demasiadamente baixo e o lucro líquido elevado ou estável. Então é aconselhável observar se os dois indicadores: patrimônio líquido e lucro líquido seguem de mãos dadas.
Então vamos seguir ao próximo tópico:
Como interpretar o ROE?
Quanto mais elevado for, melhor! Hahahahaha brincadeiras à parte, mas de fato essa é a premissa hahaha bem, vamos por partes…
Primeiro de tudo, o que significa esse indicador? Ele nos mostra quão bem a empresa utiliza o dinheiro investido e seus recursos para geração de lucro. É um indicador de eficiência e se ele for elevado, está nos dizendo que a empresa tem uma gestão saudável que consegue crescer e gerar lucro, que será em algum momento distribuído aos seus acionistas.
Então sintetizando: o ROE nos mostra quão bem a empresa utiliza os recursos que ela tem para benefício próprio, da maneira mais produtiva possível. Isto basta para iniciarmos a nossa análise. E de fato, se temos o lucro líquido, que já estudamos, e o patrimônio líquido da empresa, temos um resultado: eficiência!
Contudo, vamos lembrar: se o patrimônio líquido não cresce, e o lucro líquido só cresce, vamos ter um problema: ROE distorcido! Então vamos nos atentar a esses detalhes.
Como analisar o ROE?
Vamos verificar agora o ROE da nossa empresa, eu estarei acessando a página da Sanepar na Status Invest e você acessa a página de resultados e indicadores da sua empresa na Status Invest. Bora lá verificar como analisar o ROE na prática!



Pronto, visualizamos o ROE da nossa empresa. Veja como o ROE da Sanepar é muito estável e consistente no período, se mantendo bem equilibrado e “sem” distorções. Logo, podemos ter uma premissa de que seu lucro líquido e patrimônio líquido também foram estáveis neste mesmo período.
Vamos checar isso! Primeiro o lucro líquido:




Veja só como o lucro líquido da Sanepar foi crescente ao longo dos anos, o que é muito bom e nos mostra que ela possui uma boa geração de caixa. Até aqui tudo bem e nada fora do normal, só falta um indicador para fecharmos a análise do ROE com chave de ouro: o patrimônio líquido, mas partindo dos resultados do ROE e do lucro líquido já temos a premissa de que o patrimônio líquido deve ser estável.
Vamos verificar o patrimônio líquido:




Veja como o patrimônio líquido da Sanepar é muito bom e crescente no período analisado. Isto ajuda a concluir que o ROE da SAPR4 reflete muito bem a eficiência da empresa, e podemos investir cada centavo sabendo que eles serão muito bem utilizados.
E aqui nos despedimos mais uma vez, caro amigo leitor. Mas calma! Teremos mais posts de estudo do livro O Manual do Pequeno Investidor em Ações, fica ligado e enquanto isso vá estudando e praticando com os desafios, pois este é o seu futuro: aposentado e vivendo de renda passiva! Bora lá para o desafio.
DESAFIO:
Entre na página de resultados da sua empresa no site Status Invest e analise: o ROE dela, verificando se o seu ROE é estável, se é crescente, ou até mesmo se é negativo. Analise também: o lucro líquido, seguindo o mesmo passo do ROE, e o patrimônio líquido. Lembre-se: analisar eles em conjunto só lhe ajudará a ter certeza de que o ROE não está distorcido. Boa prática!

Deixe um comentário